sábado, 25 de abril de 2015

HÉCATE



Hécate, talvez acima de todas os outras deusas, é a deusa original e oficial de bruxaria. É conhecida como “a deusa das encruzilhadas”. É também a deusa da noite, da magia, da necromancia, da Lua, e dos fantasmas.

De acordo com as tradições mais comuns, Hécate era originalmente uma divindade Indo-Européia considerada deusa lunar (junta de Deméter e Artemis) e concedia ou retia bênçãos de abundância, vitória e sabedoria, dependendo de como seus adoradores a tratava.

Até o tempo dos trágicos gregos que ela tornou-se associada à bruxaria e à morte. A lenda surgiu dizendo que ela viajou para o submundo, depois de testemunhar o sequestro de Perséfone por Hades, onde se tornou companheira dos dois. Depois disso, ela começou a ser “considerada como um ser espectral, que de noite envia do mundo inferior todos os tipos de demônios e fantasmas terríveis, que ensinam feitiçaria e bruxaria. Ela própria também perambula com as almas dos mortos, e sua abordagem é anunciada pelo choramingar e uivos de cães”.

Hécate era geralmente representada em pinturas de vasos gregos como uma mulher segurando uma tocha em cada mão. Às vezes, ela estava vestida com saia e botas de caça na altura do joelho, muito parecida com Artemis. Outras vezes, Hécate era muitas vezes retratada em forma tríplice como uma deusa da encruzilhada.

É de se admirar que, ainda hoje, Hécate é considerada a deusa indiscutível de bruxaria?

#Dk

Nenhum comentário:

Postar um comentário